Cuidados e dicas para baterias automotivas
Veja abaixo algumas dicas para conservar as baterias automotivas:
- Dê partidas curtas, com variação de tempo entre 5 e 7 segundos.
- Evite deixar luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em movimento.
- Dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio terra solto são sinais de que a bateria de seu veículo está fraca.
- Não permita que testem a bateria do seu automóvel com cabos, impedindo o curto-circuíto entre os pólos. Este procedimento, além de ser falho, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
- Faça check-ups periódicos do sistema elétrico de seu veículo, principalmente ao instalar uma bateria nova. Recomenda-se o intervalo de seis meses.
- Se for necessário, dê somente recargas lentas de, mais ou menos, 10% da capacidade da bateria.
- Se ocorrer perda de água provocada por aumento de temperatura, se necessário, adicione somente água destilada.
- Jamais coloque ácido ou qualquer tipo de aditivo nas baterias.
- Para evitar a oxidação dos pólos, as baterias devem ser estocadas em local isento de umidade e não podem ficar expostas às mudanças climáticas.
- As primeiras baterias recebidas devem ser as primeiras a serem vendidas, pois perdem carga após um período prolongado sem uso.
- Ao instalar um equipamento elétrico não original, evite instaladores não credenciados. Procure uma oficina mecânica de confiança.
- Nunca feche curto-circuíto entre os pólos da bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial à mesma, pois isso pode comprometer a integridade do sistema eletrônico.