A bateria de um notebook tem duas utilidades básicas: funcionar como no-break, em caso de interrupção de energia elétrica, evitando que dados sejam perdidos e que o HD seja danificado e permitir o que o notebook funcione em áreas distantes da rede elétrica, como aviões, automóveis, locais ao ar livre, etc.
Atualmente, a maior parte das baterias de laptop são fabricadas com células internas de lítio, que não apresentam efeito memória, não viciam e podem ser carregadas e descarregadas a qualquer momento. Ao utilizar notebook plugado na tomada, como um desktop, sem transportá-lo para locais sem energia elétrica, é indicado retirar a sua bateria. Esse procedimento ajuda a aumentar o tempo de vida útil da bateria, poupando-a de uma utilização desnecessária.
O sistema operacional dos notebooks solicitam que o usuário conecte o aparelho a uma tomada antes que a bateria descarregue totalmente, enquanto ela ainda possui uma quantidade de energia suficiente para mantê-lo funcionando. Não é indicado deixar o notebook desligar por falta de bateria ou deixar a bateria descarregada guardada por um longo período de tempo, pois esta carga mínima de funcionamento pode ser perdida, tornando a bateria permanentemente inutilizável.
O momento de substituir a bateria original do notebook por uma nova varia de acordo com o uso, mas geralmente acontece por volta de dois anos. A vida útil da bateria costuma durar de 300 a 400 ciclos de carga. Após esse tempo, a bateria passa a não possuir mais a sua capacidade total. Esse desgaste natural faz com que a bateria possua uma autonomia muito limitada, se não conectada à eletricidade. Nesse caso, é recomendado que ela seja substituída.
Antes de comprar uma bateria de substituição para seu notebook, é recomendado analisar a capacidade da mesma, que é expressa em miliamperes-hora (mAh) ou watts-hora (Wh). Procure considerar a medida em watts-hora, pois ela é a unidade que expressar a capacidade da bateria com mais precisão, considerando a voltagem e a miliamperagem para informar ao usuário a capacidade do produto. Esses dados devem ser compatíveis com as especificações técnicas do fabricante da bateria original.
Para descartar corretamente a bateria de um notebook, observe as instruções contidas no manual de instruções do produto. Nele, o fabricante deve especificar o local onde a bateria deve ser descartada. Essa informação também pode ser obtida no site da empresa que fabricou o produto. Normalmente, as baterias são descartadas em centros de assistência técnica autorizada.